As melhores máquinas de bordar podem te auxiliar a conquistar uma fonte de renda, seja ela principal ou secundária.
Sendo assim, essa pode ser uma excelente opção para você investir, independentemente da sua ideia contemplar um ateliê completo ou apenas se especializar em bordados.
Assim como qualquer outra aquisição que você faça, nesse caso também é preciso ter atenção a vários pontos importantes para garantir a compra certa.
Então, não perca nenhum tópico deste guia de compras que vai te mostrar como comparar os produtos e quais são as melhores máquinas de bordar do momento.
Melhores Máquinas de Bordar em 2025
Janome MC-550 | Melhor Máquina de Bordar | Ver na Loja | |
Brother Bp2150ldv | Melhor Máquina de Bordar Brother Eletrônica | Ver na Loja | |
Brother BP1430L | Melhor Máquina de Bordar Brother com Tecnologia | 8% OFFVer na Loja | |
Sun Special Ss-1500 | Melhor Máquina de Costura e Bordar Doméstica | Ver na Loja | |
Janome MC400E | Melhor Máquina de Bordar Computadorizada | Ver na Loja | |
Singer EM9305 | Melhor Máquina de Bordar Singer | Ver na Loja | |
Bernina Bernette Chicago 7 | Melhor Máquina de Bordar e Costurar Versátil | Ver na Loja | |
Brother BE815L | Máquina de Bordar com Tela Colorida | Ver na Loja | |
Brother Pe810l | Máquina de Bordar Computadorizada com Função Edição de Bordado | Ver na Loja |
Como escolher entre as melhores máquinas de bordar
Não importa quais sejam os seus objetivos, é fundamental escolher com calma uma das melhores máquinas de bordar para ter ótimos resultados.
Então, continue lendo o próximo tópico para compreender os principais fatores de comparação entre os produtos e, assim, fazer a melhor compra.
Tamanho e número de bastidores
Os bastidores são as peças que prendem e fazem a delimitação do espaço de trabalho do equipamento na hora de fazer o bordado.
Essa é a peça que mantém o tecido bem esticado e firme no lugar. Então, um aspecto essencial das máquinas é observar a quantidade e o tamanho dos mesmos.
Na maioria das vezes, essas peças possuem uma medida de 10 x 10 cm (L x A), mas os maiores podem ser do tamanho da área de bordado disponível na sua máquina de costura.
No entanto, dê uma olhadinha em quais são os itens que vêm incluso no seu equipamento, pois na maioria das vezes eles contam apenas com alguns.
Dessa forma, se você precisar de outros tamanhos, terá que adquirir à parte. Sendo assim, verifique no site do fabricante se existe disponibilidade do tamanho que você costuma usar.
Lembre-se de que peças maiores demandam áreas de bordado maiores.
Velocidade de bordado
Se você for trabalhar com vários projetos, com certeza vai precisar de agilidade, e os seus clientes vão exigir isso de você.
Por isso, para uma boa otimização do seu trabalho, procure por uma máquina de bordar que tenha uma boa velocidade de trabalho.
Nesse caso, a medida é dada em pontos por minuto, podendo variar bastante entre as máquinas. Nos modelos domésticos a velocidade é de mais ou menos 600 pontos por minuto.
No entanto, se você busca por uma performance superior, o melhor a fazer é escolher uma máquina que faça 700 pontos por minuto ou mais que isso.
Número de matrizes salvas na memória
A maioria das máquinas de bordado conta com diferentes matrizes já salvas na sua memória. Isso significa que elas contam com frases e desenhos bastante comuns, como os relacionados a datas comemorativas.
Os menores modelos geralmente possuem em torno de 50 matrizes salvas, enquanto os maiores chegam a ter mais de 100.
Isso pode facilitar bastante o seu trabalho, mas o fato de ter menos matrizes não é uma questão limitante, visto que é possível inserir opções por meio de um pen drive.
Além disso, você pode usar softwares de edição de projetos disponíveis para o computador e, assim, criar os próprios modelos.
Funcionalidades Extra
As máquinas de bordar por si já são itens muito práticos, que facilitam bastante o trabalho de quem necessita delas.
Mas sempre existem ainda mais funcionalidades específicas que podem contribuir para proporcionar um desempenho ainda melhor.
Com funcionalidades como o enchedor de bobinas, cortador de fios, iluminação, sensor de quebra de linha e função de costura, é possível realizar os projetos muito mais rapidamente.
Com isso as máquinas de bordar se tornam muito mais funcionais, conferindo maior qualidade à confecção.
Dimensões das máquinas de bordar
As máquinas de bordar podem ser relativamente grandes dependendo do modelo. Por isso, é preciso escolher com calma, observando essa questão, caso o produto vá ficar em um ateliê pequeno ou em um local onde trabalham várias pessoas juntas.
Inclusive, em áreas menores, um equipamento muito grande pode atrapalhar o trabalho e a organização.
Então, tenha a certeza de que a dimensão é adequada antes de comprar uma máquina de bordar.
Quais são as melhores Máquinas de Bordar?
Após aprender quais são os critérios mais importantes para a comparação das máquinas de bordar, você está pronto para conhecer os melhores modelos.
Então, veja a seguir quais são os produtos que você pode comprar sem medo de se arrepender e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.
1. Janome MC-550E
Melhor Máquina de Bordar
- 4 Bastidores inclusos (L x P): 14 x 14 cm, 14 x 20 cm, 20 x 20 cm e 20 x 36 cm
- Velocidade máxima: 860 ppm
- Possui 180 matrizes
- Recursos adicionais: desligamento automático programável, mesa extensora e editor de bordados na tela
- Dimensões (L x P): 70 x 59 cm
A MC550E é uma das melhores máquinas de bordar, uma vez que possui uma série de características de destaque.
A começar pelo grande espaço disponível para bordado, este equipamento pode ser útil em várias situações.
Ademais, o equipamento vem com quatro bastidores, de modo que é possível aproveitar melhor a capacidade da máquina de bordar, sem precisar de peças extras.
Com alta performance, esta é uma excelente máquina de bordar para quem busca um aparelho de uso profissional.
2. Brother BP2150LDV
Melhor Máquina de Bordar Brother Eletrônica
- 3 Bastidores inclusos (L x P): 10 x 10 cm, 13 x 18 cm e 20 x 30 cm
- Velocidade máxima: 1.050 ppm
- Possui 318 matrizes
- Dimensões (L x P): 57,1 x 28,4 cm
- Recursos adicionais: enchedor de bobina, enfiador automático de linha, função esboço, cortador de linha e sensor de quebra de linha
Se você procura por uma das melhores máquinas de bordar e preza pela eficiência de trabalho, este pode ser o modelo ideal.
Visto isso, esta máquina de bordar Brother é um dos melhores equipamentos de uso profissional que existem atualmente.
A velocidade dela pode chegar a 1.050 ppm, permitindo assim uma execução mais rápida e precisa dos trabalhos.
Ademais, a máquina acompanha três tamanhos diferentes de bastidores, permitindo assim o seu uso em situações variadas.
3. Brother BP1430L
Melhor Máquina de Bordar Brother com Tecnologia
- 3 Bastidores inclusos (L x P): 10 x 10 cm, 13 x 18 cm e 16 x 26 cm
- Velocidade máxima: 850 ppm
- Possui 138 matrizes
- Recursos adicionais: editor de bordados na tela, enchedor de bobinas, função esboço, enfiador automático de linha e sensor de quebra de linha
- Dimensões (L x P): 69,3 x 42,1 cm
A máquina de bordar BP1430L da Brother é mais uma entre as melhores do mundo, sendo capaz de levar muito mais agilidade e praticidade para o dia a dia da sua prática profissional.
Funcionalidades como corte de linha automático, sensor de quebra de linha e enchedor de bobinas, ajudam em muito a tornar as atividades muito mais velozes.
O sistema disponível no equipamento ainda permite a ampliação, redução e rotação dos bordados, permitindo assim um ajuste imediato até para peças de tamanhos diferentes.
4. Sun Special SS-1500
Melhor Máquina de Costura e Bordar Doméstica
- 2 Bastidores inclusos (L x P): 10 x 24 cm e 10 x 10 cm
- Possui 257 matrizes
- Dimensões (L x P): 51 x 38 cm
- Recursos adicionais: costura, patchwork, editor de bordado na tela, iluminação LED, enfiador automático de linha, e outros
Se tudo o que você precisa é uma das melhores máquinas de bordar para trabalhos domésticos, para complementar o seu ateliê, este pode ser o produto certo.
Com ela é possível desenvolver tanto os trabalhos de bordado mais específicos, como também fazer costuras comuns.
Isso faz deste um dos aparelhos mais multifuncional que existem hoje, que consegue levar muito mais qualidade e versatilidade para os seus projetos.
A iluminação em LED ainda contribui com o seu trabalho mesmo que esteja em ambientes pouco iluminados.
5. Janome MC400E
Melhor Máquina de Bordar Computadorizada
- 1 Bastidor incluso: 20 x 20 cm
- Velocidade máxima: 860 ppm
- Possui 160 matrizes
- Dimensões (L x P): 57 x 40 cm
- Recursos adicionais: editor de bordado na tela, enchedor de bobina, sensor de nível de bobina, sensor de quebra de linha, iluminação LED e outros
A Janome MC400E é uma das melhores máquinas de bordar, que está repleta de recursos incríveis para você executar os seus trabalhos da melhor maneira possível.
Com 160 bordados gravados na memória, você pode criar peças de maneira prática e rápida. Mas também pode criar os seus próprios desenhos conforme o projeto a ser realizado.
No que tange às funcionalidades disponíveis para a programação, este é um modelo que conta com opções que vão desde as mais básicas até as avançadas.
6. Singer EM9305
Melhor Máquina de Bordar Singer
- Área de bordado: 24 x 15 cm
- Corte de linha automático
- Controle de velocidade no painel
- Painel touch colorido
- Software de edição de bordados
A Singer é uma das maiores referências em equipamento de costura e, por isso, ela não poderia ficar de fora desta lista.
Este equipamento traz para o Brasil a tecnologia sueca, com muitos recursos especiais, que permitem a configuração e o manuseio bastante simples.
A máquina conta com um painel touch colorido, que é bem mais intuitivo e permite trabalhar com a sua máquina de bordar de maneira prática.
Isso porque você não precisa de um computador para fazer as edições mais simples, como rotação, espelhamento, inserção de desenhos + nomes, aumentar ou diminuir em até 20% e muito mais.
Mesmo que seja para uso profissional esta máquina de bordar vai superar as suas expectativas e te surpreender.
7. Bernina Bernette Chicago 7
Melhor Máquina de Bordar e Costurar Versátil
- 1 bastidor incluso (L x P): 110 cm x 170 cm
- Sistema de lançadeira drop-in
- Velocidade máxima: 800 ppm
- Tela de LCD
- Possui 100 matrizes
- Entrada USB
A Bernette Chicago 7 é uma das melhores máquinas de costura do momento, sendo conhecida sobretudo pela sua versatilidade.
Com uma construção robusta, design bonito e funcionalidades muito úteis, este é um dos poucos modelos que servem para bordar e costurar ao mesmo tempo.
Com botões de apenas um toque é bem mais fácil e rápido configurar e usar o equipamento e fazer belos bordados.
Funcionalidades como o botão start/stop e enfiador semiautomático de linha permitem um manuseio rápido e fácil.
8. Brother BE815L
Máquina de Bordar com Tela Colorida
- 2 Bastidores inclusos: 18 x 13 cm e 10 x 10 cm
- Tela LCD touchscreen colorida
- Velocidade máxima: 650 ppm
- 136 matrizes
- Entrada USB
- Leitura de arquivos em formato DST e PES
A nova Brother BE815L é uma bordadeira computadorizada de nível profissional que é excelente para a execução de trabalhos de maneira simples e ágil.
Há a possibilidade de editar o bordado na própria máquina, o que facilita bastante a execução de projetos no dia a dia.
Com uma área ampla, este equipamento te permite bordar até mesmo peças maiores sem precisar de itens adicionais.
E se você precisar de ideias para fazer criações práticas, é possível usar um ou alguns dos 136 desenhos disponíveis na memória do equipamento.
E para criar os seus próprios projetos, basta utilizar o software próprio e depois transferir os arquivos via pen drive.
9. Brother PE810L
Máquina de Bordar Computadorizada com Função Edição de Bordado
- 2 Bastidores inclusos (L x P): 10 x 10 cm e 13 x 18 cm
- Velocidade máxima: 650 ppm
- Possui 136 matrizes
- Recursos adicionais: editor de bordado na tela, enfiador automático de linha, iluminação LED, cortador de linha e controle de tensão automático
- Dimensões (L x P): 51 x 38 cm
A máquina de bordar Brother PE810L é uma das melhores alternativas para quem busca uma opção acessível e que tenha funcionalidades completas.
Com uma área ampla de bordado, é possível executar projetos pequenos e médios comodamente.
Por mais que a velocidade de bordado seja inferior aos equipamentos de nível profissional, ainda assim essa característica é bem satisfatória considerando-se o preço mais baixo deste produto.
Por isso, dependendo de quais sejam as suas necessidades e prioridades, investir neste modelo pode ser um excelente negócio.
Conclusão
As melhores máquinas de bordar podem ser ótimas fontes de renda extra para quem deseja trabalhar nesse ramo.
No entanto, existem muitos modelos, então é importante escolher um que satisfaça as suas necessidades.
Então, agora que você já leu o nosso guia de compras inteiro, já sabe como comparar os itens e está pronto para escolher uma das melhores máquinas de bordar do momento.